Fórmula 1 é um esporte?
Oi, galera esportiva, como estão?Demorei um pouco para postar essa semana porque eu estou aproveitando meus últimos momentos de férias e também estou correndo atrás de coisas para o meu estágio, que vou começar logo mais.
Bom, essa semana eu estava procurando Auto Escolas para tirar a minha carta de motorista e me veio na mente em fazer um post sobre Fórmula 1.
Fui dar uma lida sobre assuntos relacionados e me deparei com a seguinte afirmação "Fórmula 1 não é esporte".
Minha opinião é que F-1 é um esporte, sim, por conta de haver um preparo físico durante os treinos, porém é um esporte no qual a máquina faz o "papel do atleta". Por exemplo, na natação o atleta altera a sua velocidade com os seus movimentos, com seus braços e suas pernas para haver a locomoção do seu próprio corpo na água, na F-1 o carro que altera a velocidade, mas quem controla é o piloto, ou seja, o carro que se locomove na pista.
Será que deu pra entender? (Parece um pouco confuso).
É meio que um "esporte indireto" (nem sei se existe esse termo), que precisa de uma máquina para competir.
O mesmo eu posso dizer do surf. Nunca vi ninguém dizer que surf não é um esporte. Pensando bem, a prancha de surf que desliza pelas ondas, o surfista apenas controla os movimentos. Ou o remo, o barco desliza pela água e o atleta que faz o movimento para que haja o deslocamento.
Acho que agora ficou um pouco mais claro, ou não.
Enfim, mas essa é só a minha opinião que quis compartilhar com vocês.
Mas o motivo mesmo de eu estar aqui é para mostrar quais são os preparos físicos que um atleta de F-1 tem durante os treinos.
Acredito que muita gente pensa que é só sentar no carro e ficar dando voltas na pista. Não não, amigo. Me acompanhe e verá.
Durante a corrida, de aproximadamente 2 horas, o piloto vai estar exposto à temperaturas altas, podendo chegar aos 50ºC, e sua posição no cockpit

Exercícios indicados:
- Aeróbios: com aumento de frequência cardíaca e respiratória.
- Neuromusculares: que aumenta a resistência muscular localizada. (Os locais que merecem maior atenção são pescoço, região lombar e abdômem).
- Especificidade de Movimento: o piloto treina algo específico, como por exemplo em simuladores eles treinam para se adaptar ao que irá passar durante uma corrida, como a força exercida nos braços e no pescoço.
Os pilotos também são treinados para sempre melhorar seu reflexo.
Também não podemos deixar de lado que a alimentação e hidratação desses atletas é extremamente importante para que eles tenham maior suporte físico.
Abaixo seguem 2 videos sobre o treinamento deles, um sobre o equipamento para treinar o reflexo e outro sobre o simulador. Reparem no segundo vídeo a carga que sobe quando há curva e os fios presos ao capacete. Imaginem o controle que eles têm que ter para manterem o pescoço firme.
É muito esforço e sem alguns exercícios isso não seria possível, além de talvez poder acarretar em alguns problemas como dores e torcicolos.
Bom, esse é o post da semana, espero que tenham gostado.
Pra quem acha que mulher não gosta de corrida, eu assisti muitas corridas de F-1, que passava de domingo de manhã, quando eu era criança e eu adorava. Hoje não sou muito fã, acho que acabei enjoando, mas achei muito interessante esse assunto e quis compartilhar com vocês.
E aí, depois desse post vocês ainda acham que Fórmula 1 não é um esporte?
Deixe nos comentários a sua opinião e compartilhe com amigos, familiares, vizinhos, enfim. Mostrem o "outro lado" do esporte.
Beijos de peixe e até a próxima :*
Nenhum comentário:
Postar um comentário