domingo, 6 de julho de 2014

Influência da Música em Atletas de Natação

Oi, pessoal que gosta de se mexer!!

Hoje venho aqui para contar sobre o meu primeiro trabalho que foi publicado, porém meu nome não saiu na publicação. Tudo bem, eu sei que participei, isso é o que importa :)
As pessoas que estavam no meu grupo praticam natação competitiva ou já praticaram um dia, então tínhamos muito assunto em comum, o que facilitou o trabalho e fez com que chegasse onde está hoje.
Quando fazemos um trabalho com pesquisa de campo o resultado pode não ser o esperado, pode ser totalmente diferente ou do jeito que imaginávamos.


O ritmo é o movimento e o movimento é o ritmo. Um está totalmente ligado ao outro e ambos estão ligados à percepção temporal, espacial e proprioceptiva. Através do movimento podemos expressar emoções e sentimentos. Quando juntamos música com esporte, é possível gerar um resultado de demonstração de emoções, que se canalizadas de forma adequada, pode melhorar o desempenho do atleta.
A música percorre nossa audição, atinge nosso cérebro e estimula nosso sistema emocional, sendo assim, para quem está competindo, o simples fato de ouvir uma música faz com que o coração dispare.
Há uma reportagem com o famoso Michael Phelps em que ele relata "Quebrei meu primeiro recorde mundial  ouvindo música. Isso me deixou diferente na piscina, agitado. Não pensei em nada a não ser nadar." O nadador ouvia o rap de Young Jeezy (para os curiosos de plantão).
Em um estudo na Universidade de Brunel, na Inglaterra, especialistas mostraram que as canções com 130 a 150 bpm (batimentos por minuto) são as ideias para a prática de exercícios mais intensos, como por exemplo a natação.
No trabalho foi aplicado um questionário¹ com 30 atletas de natação, com idade entre 13 e 25 anos, todos atletas filiados a Federação Aquática Paulista (FAP) e que participam de competições do calendário oficial da FAP.

¹ Questionário aplicado
Os resultados mostraram que a maioria dos atletas escutam música antes de competirem as suas provas de natação e relacionam esse fato com a melhora do seu desempenho, alegando que a música melhora a sua concentração, alivia a tensão, motiva e melhora a autoconfiança, confirmando o que o atleta olímpico Michael Phelps disse em sua reportagem. Já atletas que não escutam música antes de competirem, acreditam ser um método válido, porém a maioria afirma que o uso do método sonoro não faz diferença e outros acreditam que perdem a concentração na hora de nadar.

Para mais informações da pesquisa, segue o link da publicação http://www.efdeportes.com/efd171/influencia-da-musica-em-atletas-de-natacao.htm (copiar e colar na barra de endereço).


Portanto, se você faz algum esporte, ou até mesmo só faz alguma atividade física, como academia, corrida, caminhada, entre outras, experimente esse método da música. Coloque músicas que te motive a praticar esporte ou atividade física e escreva nos comentários o resultado dessa experiência. Alguns podem não notar diferença, mas outros podem gostar e adquirir esse método. Vai de cada um!

Espero que tenham gostado.
Tenham uma ótima semana e fiquem atentos que logo terão mais novidades.
Deixem sugestões de assunto, por favor.

Beijos de peixe e até a próxima ;)


Nenhum comentário:

Postar um comentário